top of page
  • Foto do escritorEduardo Marques

Impressão 3D no seu próximo carro?

Atualizado: 9 de jul. de 2021



O Grupo Volkswagen da América anunciou a expansão e reformulação de seu Laboratório de Pesquisa Eletrônica (ERL), com sede na Califórnia, com um veículo-conceito único que integra a manufatura aditiva.


O carro-conceito elétrico Type 20 é construído a partir de um Microbus 1962 Tipo 2 de 11 janelas e exibe uma variedade de peças experimentais impressas em 3D tanto em seu interior quanto em seu exterior. Paralelamente à sua estreia, o ERL foi apresentado como o Centro de Inovação e Engenharia da Califórnia (IECC) e espera-se que seja o maior centro de pesquisa de veículos da Volkswagen fora da Alemanha.


“O futuro do Grupo Volkswagen será definido por nosso sucesso no desenvolvimento de novas tecnologias projetadas para atender às necessidades de nossos clientes”, disse Scott Keogh, presidente e CEO do Grupo Volkswagen da América.


"À medida que desenvolvemos a próxima geração de veículos elétricos e autônomos, a inovação definirá dada vez mais quem somos."

Centro de Inovação e Engenharia da Califórnia


Com sede no Vale do Silício, o antigo ERL serviu como centro de pesquisa e inovação do Grupo Volkswagen por mais de 20 anos. Nesse período, seus funcionários aumentaram de 3 em 1998 para mais de 180 engenheiros, cientistas sociais, pesquisadores e designers de produtos. Esta instalação tem sido responsável por várias tecnologias veiculares, incluindo navegação inteligente e fala online. O carro-conceito Type 20 foi criado para comemorar as duas décadas de inovação.


Agora, o IECC recém-apresentado será composto por duas entidades: o Innovation Center Califórnia (ICC), um dos três centros globais de Inovação do Grupo focado em novidades para as marcas do Grupo VW, e o Engineering Center California (ECC), que irá focar em projetos de desenvolvimento de carros conectados, cockpit inteligentes, direção e estacionamento autônomos na América do Norte.


Recentemente, a Audi AG também expandiu a produção em suas instalações do Grupo Volkswagen R8, a Böllinger Höfe, com um departamento de impressão 3D separado para peças de impressão 3D personalizadas, incluindo ferramentas auxiliares, para economizar nos custos de manutenção. Além disso, a Volkswagen abriu um novo centro de impressão 3D avançado em Wolfsburg, Alemanha, abrigando uma variedade de máquinas de fabricação de aditivos de metal de última geração.

Retrovisor impresso em 3D do carro-conceito Type 20. Fonte: Foto via Volkswagen.


O carro-conceito Type 20


Bem como a identificação biométrica e uma tela de painel holográfico, o Type 20 usou um design em colaboração com a Autodesk, para desenvolver aros impressos em 3D, espelhos retrovisores, acessórios de assento e um volante - para um veículo mais leve e aerodinâmico.


O Type 20 é um exemplo fantástico de como celebramos nossa herança enquanto nos esforçamos para aprimorar nossa tecnologia”, explicou Nikolai Reimer, vice-presidente sênior do IECC. “Estamos entusiasmados com a mudança para o nosso próximo capítulo como o IECC, para continuar a projetar inovações que trarão os veículos do Grupo Volkswagen para o futuro com tecnologia de ponta.


O Type 20, assim como outras inovações de projeto, estarão em exibição no IECC para celebrar a história da empresa no Vale do Silício.



Base do assento impresso em 3D é baseado no carro-conceito Type 20. Foto: Volkswagen.



Abraços,


Eduardo Marques - Papi Detailer

35 visualizações0 comentário
bottom of page